sábado, 30 de agosto de 2025

Sobre Capcom Vs Snk 2 - Estilos e mecânicas




Postei uma  breve sobre o jogo. Mas caso queira mais detalhes sobre, indico o Wiki CVS2 (em inglês, mas so usar o tradutor) Nesse Wiki, reúne todas as informações e o Be a Ba do jogo.


🎮 O Jogo

Capcom vs SNK 2 (2001) reúne personagens lendários da Capcom (Street Fighter, Darkstalkers, etc.) e da SNK (The King of Fighters, Samurai Shodown, Fatal Fury, etc.). O grande diferencial é o sistema de Grooves, que oferece diferentes estilos de luta, inspirados em mecânicas clássicas de cada franquia.




🕹️ Sistemas de Jogo

Grooves (A Alma do Jogo)

  • C-Groove: Super combos em 3 níveis, guard cancel e dash.
  • A-Groove: Custom Combos (um dos mais poderosos).
  • P-Groove: Sistema de parry, ideal para leitura precisa.
  • S-Groove: Power up manual e supers ilimitados na vida baixa.
  • N-Groove: Estilo híbrido com power stocks e evasões rápidas.
  • K-Groove: Rage mode + Just Defend.

A seguir, você confere um resumo de cada Groove, com suas principais características e dicas para saber qual deles se encaixa melhor no seu jeito de jogar.

Groove C (Capcom Groove)



O C-Groove é o mais acessível para quem está acostumado com os jogos da Capcom, especialmente as versões clássicas de Street Fighter Alpha. Ele apresenta uma barra de especial dividida em três níveis, o que permite ao jogador acumular energia ao longo do combate e escolher se quer gastar um ou mais níveis de uma só vez.

Entre as vantagens, está a possibilidade de realizar Super Combos de diferentes níveis (Lv.1, Lv.2 ou Lv.3), o que dá flexibilidade estratégica. O sistema também permite rolls (rolagens evasivas), o que ajuda tanto na mobilidade quanto na defesa.


Groove A ( Custon Combo Groove)




O A-Groove oferece uma mecânica única inspirada nos Custom Combos da série Street Fighter Alpha 3. Ao invés de gastar a barra em Super Combos tradicionais, o jogador ativa um modo temporário onde pode encadear ataques livremente, criando combos extensos e letais.

Essa liberdade acaba tendo um preço. O Groove exige domínio técnico, conhecimento de cancelamentos e um senso de ritmo muito apurado. É uma escolha voltada para jogadores que gostam de testar sequências e explorar cada possibilidade de combo.


Groove P (Parry Groove)



Inspirado diretamente em Street Fighter III, o P-Groove é o mais minimalista em termos de recursos, mas o mais recompensador para quem domina sua principal ferramenta, o Parry. Com esse sistema, é possível anular completamente ataques ao realizar o comando no exato momento do impacto, tanto no chão quanto no ar.

A barra de especial é única (com apenas um nível), e não há acesso a mecânicas defensivas como rolls. Isso significa que o jogador precisa confiar em seus reflexos, leitura de oponente e precisão. Em troca, o Parry permite contra-ataques brutais e controle sobre o adversário.


Groove S (Charge Groove)




O S-Groove se inspira fortemente nos jogos da SNK da era King of Fighters 94-98, com um sistema de carregamento manual da barra de especial e uso de Super Moves quando a vida está baixa. Ao segurar um botão específico, o jogador pode “carregar energia” e encher sua barra, o que o torna vulnerável durante o processo.

Além disso, esse Groove oferece evasão com esquiva em pé, ao estilo KoF, e permite que Super Combos sejam feitos sem custo quando a energia está baixa.


Groove N ( Hybrid Groove)



O N-Groove é um dos mais flexíveis do jogo, funcionando como um híbrido entre os sistemas Capcom e SNK. Aqui, a barra de especial é segmentada, mas pode ser carregada manualmente ou acumulada com o tempo. Quando cheia, o jogador pode entrar em Power Mode, onde ganha acesso temporário a Super Combos mais poderosos e aumento de dano.

O Groove também conta com roll, small jump (salto curto) e outros elementos técnicos que ampliam a mobilidade do personagem.


Groove K (Rage Groove)





Inspirado no sistema de Rage de Samurai Shodown e nos jogos Garou e KoF, o K-Groove é o mais agressivo de todos. A barra de especial enche conforme o jogador apanha, ativando o estado de Rage, que aumenta o dano e permite o uso de Super Combos de forma livre.

Este Groove inclui um salto curto e esquiva, o que reforça ainda mais sua proposta de pressão ofensiva constante. É o Groove da raiva literal: quanto mais você apanha, mais perigoso se torna.


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🔥 Personagens em Destaque

Capcom: Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Morrigan, Sagat, M. Bison (Vega).

SNK: Terry Bogard, Kyo Kusanagi, Iori Yagami, Mai Shiranui, Haohmaru, Kim Kaphwan.

Secret Bosses: Shin Akuma e Ultimate Rugal.


💡 Dicas e Estratégias

  • Entenda seu Groove e como ele complementa seus personagens.
  • Tier List importa, mas não é tudo.
  • Domine o Roll Cancel, técnica avançada essencial em alto nível.
  • Aprenda os matchups contra personagens dominantes.
  • Monte uma equipe balanceada (battery, user, anchor).

🎨 Temas do Jogo

  • Trilha sonora marcante com mistura de estilos.
  • Cenários icônicos como London Bridge, Osaka e a arena final.
  • Estética única, mesclando Capcom e SNK.


🏆 Cena Competitiva

Capcom vs SNK 2 brilhou em torneios internacionais como EVO, especialmente no início dos anos 2000. Hoje, ainda há comunidades ativas online (Fightcade, Discords dedicados).

Com o lançamento de Capcom Fighting Colection 2, CVS2 tem conseguido trazer novos jogadores  a cena competitiva, tendo participação na EVO 2025.

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